quinta-feira, 3 de abril de 2008

Endomarketing, você sabe o que é isto?


Endomarketing é um termo, surgido no início da década de 70, diante da necessidade que as empresas tinham de oferecer serviços de qualidade aos seus clientes internos, ou seja, seus funcionários.
Com o passar do tempo, percebeu-se que não bastava apenas pretar um atendimento de qualidade aos clientes externos, era necessário também, ter funcionários motivados e encantados. Mas o grande desafio é: de que forma podemos motivar uma equipe? Sabemos que a motivação vem de dentro, alguns autores chegam a dizer que ninguém motiva ninguém; de certa forma há uma coerência nestas idéias, mas as lideranças podem contribuir para despertar esta motivação nas pessoas, dentro do trablho. De que forma? existem diferentes formas, para isso selecionei, algumas dicas:




  • Primeiramente pague um salário justo, isto fará com que os funcionários sintam-se valorizados e, díga-se de passagem, é um fator motivacional de larga escala.

  • Ofereça condições de crescimento profissional e capacitação contínua para que seus colaboradores possam oferecer a seus clientes atendimento de qualidade na prestação de serviços, que hoje é um diferencial competitivo, não tenha dúvida.

  • Estabeleça um canal de comunicação com seus empregados, crie um jornal, um boletim ou um informativo semanal ou mensal, para que todos fiquem informados sobre tudo o que acontece na empresa, isto é importantíssimo para a política de valorização da equipe, "venda" sua empresa para sua própria equipe, para depois vendê-la a seus clientes externos.

Sabemos que poucas empresas hoje, fazem uso do endomarketing para o incremento do processo comunicativo, da melhoria do clima organizacional e da valorização dos seus empregados. A comunicação é a principal ferramenta do endomarketing, pois além dos conceitos já citados, é um canal que possibilita aos empregados expor idéias que visem alavancar receitas e melhoria dos processos internos organizacionais.

Isto nos leva a algumas conclusões: Como a comunicação está muito ligada a informação, tendo o endomarketing um papel fundamental no processo educativo e sendo o treinamento uma forma de transmitir conhecimento, ao adotar uma política de endomarketing, uma empresa deve possuir em sua estrutura organizacional, diretrizes que são voltadas para o contínuo desenvolvimento de seus empregados através de treinamentos

O treinamento é, aliás, primordial para o sucesso do endomarketing numa organização, pois oferece ferramentas para a disseminação da cultura de valorização do cliente interno, motivando os colaboradores a "comprar" a idéia e aplicá-las nos seus setores. Você pode me perguntar o que a empresa ganha com isso? Sem medo de errar te respondo que, além de funcionários motivados, conforme já citado no início do artigo, a satisfação dos seus clientes pelo atendimento na prestação dos serviços e pela qualidade dos seus produtos, e isto não tem preço. A ordem é "treinar, treinar e treinar", como dizia Tiger Woods, campeão mundial de golf: "Quanto mais eu treino, mas sorte eu tenho".

Lembre-se que a primeira venda deve ser feita primeiro a sua equipe, depois aos seus clientes externos, pois se os funcionários não "compararem" a idéia, dificilmente conseguirão vendê-la lá fora. Saul Faingaus Bekin, o criador do conceito de endomarketing, certa vez falou: "Coloque o cliente, momentaneamente, em segundo lugar".

Portanto, promova o endomarketing em sua empresa, estabeleça a comunicação interna, venda soluções para seus clientes, tendo como base principal a busca incessante pela qualidade.

Por: Eduardo Frederico